sábado, 20 de dezembro de 2008

Jornalismo atual e sua relação com o consumo

Atualmente, o jornalismo possui formas de proporcionar interatividade, graças à tecnologia e à internet. A internet possibilita a existência de mais informação, o que pode tanto abranger mais pontos de vista sobre determinados assuntos quanto degradar o caráter informativo, por não controlar a variabilidade das informações, conseqüentemente da veracidade das mesmas. A quantidade de informações acontece devido a grande capacidade para sites. Os jornais impressos migraram para as páginas online, mas, muitas pessoas também podem usar um espaço na internet e forma cada vez mais simples e fácil. Foram criados os Blogs, que já vem até com estrutura pronta. Então, a internet não exige muitos conhecimentos o que leva a muitas pessoas a aproveitá-la para se expressar. Justamente por esse motivo, o jornal impresso perde um pouco da sua funcionalidade, já que o acesso a internet é mais pratico e personalizado, mesmo que continue sendo uma fonte confiável. Entretanto, o jornalismo do jornal impresso vem cedendo espaço à publicidade, comprometendo a seriedade da informação. Afinal, eles deixam de publicar notícias que confrontem as empresas que compram o espaço publicitário do jornal, além de ter menos espaço para expor as informações, que devem ser prioridade.
A possibilidade de ter a informação online faz com que não exista a necessidade de saber das informações pelo jornal impresso. Logo, as pessoas que continuam consumindo muitas vezes não necessitam do caráter informativo, e sim do status social. Quando compram um jornal, elas querem adquirir junto a ele a elegância de receber as informações por um meio tradicional.
Comprometendo o caráter informativo e sério de um jornal, vemos a transformação das notícias em espetáculos. O jornalismo usa o sensacionalismo para atrair mais público. Além de exagerar na informação, usa os acontecimentos que dão mais IBOPE enquanto puderem. Cada vez mais, substituem os jornalistas formados por apresentadores de programas e pessoas carismáticas que não têm necessariamente uma formação acadêmica relacionada à área. E os apresentadores manipulam muito mais do que informam. Logo, o jornalismo perde sua principal característica, a informatividade, para se tornar um produto de consumo, ou seja, algo que serve unicamente para agradar o público e assim ser mais consumido.
O modelo de jornalismo se tornou a ideologia consumista que se expande através dos meios de informação. Ou seja, tornou-se um ciclo. O modelo político norte- americano foi transmitido para outros países através das tecnologias e da globalização, e foi assimilado de forma a mudar o modo como o jornal é consumido.

5 comentários:

Leire disse...

É um bom texto. Mas acho que todos nós já estamos meio cansados de ler coisas que vemos todos os dias nas aulas, sabe?

Não sou da equipe do blog, tampouco quero. Quero ser leitora e poder disfrutar de um texto novo, de algo que eu jamais havia ouvido falar ou um ler um ponto de vista diferente.

Mesmo assim, parabéns pelo texto. Gostei!

Um abraço!

Roberta Albano disse...

ahh é justamente pq esse é o meu texto do trabalho do carvalhido ^^

Anônimo disse...

Gostei do texto! \o/

Sergio Brandão disse...

Oi, Roberta! OBRIGADO pela visita lá no "de4"!!! Gostei desse post! Fala o nosso dialeto e tem (mais ou menos) a ver com o meu "ofício"! rs
Passei antes lá pelo "R.Albano" e achei o discurso muito profundo para este meu início de madrugada... rs Muito bem escrito sim; no estilo Clarice Lispector (que honra!), mas um pouco fora da compreensão rápida e pragmática que o horário me exige... rsrs Bjsss.

Roberta Albano disse...

uashauhsuahsa
é o sono!
obrigada por passar aqui também!
Esse é um blog da nossa turma de comunicação
Seja bem vindo =)
e seja bem vindo no meu particular tbm, claro!