quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Nunca é tarde para postar de novo!

Aloha! Como vão, pessoas? Entendo que todos estão empolgados com o fim das férias e que, por causa disso, estão vibrando para começarem as aulas e os estudos. É que ao menos eu me sinto motivado. Faz muita falta ver a Natasja gritando no fundo da sala, sabe? UHAUHASIHAOAHU. Brincadeirinha. Andei lendo o blog e resolvi postar! Hehe. A Madonna vem pro Brasil em dezembro e já até selecionou as músicas que cantará na turnê. Que emoção *-* Madonna é Madonna... Madonna dispensa comentários!

E essa ao lado é a Björk. Dãããã! Como se ninguém soubesse. Ela é cantora, atriz e até dança. Acho incrível. Mas tem um lado humanista muito apreciado pelos alternativos, salvadores da natureza, pacifistas, indies e adjacências. E os indies evoluíram pra From UK - achei podre, então estão fora. O último CD dela veio recheado de músicas loucas com gritos e sons tribais mesclados a poucas coisas do industrial. A gente nunca espera algo comum vindo dela, e a minha música favorita do CD intitulado "Volta" é Earth Intruders. A-do-rei. E o filme dela, para quem ainda não assistiu, se chama Dançando No Escuro.


O longa é do ano de 2000. E, como era de se esperar, não foi mostrado no cinema brasileiro. É uma pena, pois eles colocaram aquele filme podre dos meninos com as pipas e deixaram de exibir este que, para mim, é muito mais do que cult. A história é sobre uma imigrante chamada Selma que, em 1964, sai do Leste Europeu com o filhinho pra morar nos EUA. E ela tem uma doença terrível que a faz correr o risco de ficar cega - e a disfunção é hereditária, o que infelizmente afeta o filho também. Daí ela apela para os musicais como meio de arranjar dinheiro pra cirurgia do garoto. Como é cantora e muito aparece na TV, Björk encarou uma responsabilidade muito grande que foi a de tentar se mostrar, integralmente, como a Selma no filme - e não como Björk. Do começo ao fim, nessa obra do cinema, eu simplesmente não lembrei da imagem dela como sendo a da Björk Gudmundsdóttir. Eu acreditei plenamente em seu papel. Ela passou uma mensagem tão linda para mim e eu achei muito legal compartilhar. Eu achei que o final foi um pouco cruel, mas realmente vale adquirir o filme ou pegá-lo pela internet - leva menos tempo e consome menos dinheiro. É uma história de superação e tragédia.
Não vou contar tudo, então vocês deverão assisti-lo. E vale ressaltar que, além do difícil encargo de encarnar a personagem, Björk ainda teve de cantar e dançar as músicas que o diretor queria e do jeito que ele queria. Então, como diretor, ele foi cruel tanto na história quanto na direção das gravações. O filme também pode parecer um pouco maçante, pois não tem tanta ação e é longo - por isso tem o nome de longa-metragem. A paciência faz-se necessária, mas a recompensa é muito satisfatória e valiosa. Com poucos recursos ela conseguiu fazer o mundo acreditar na personagem Selma. E eu realmente não vi nada tão verdadeiro, parecia até uma história real com pessoas vivendo daquela forma. Sim, eu chorei. E chorei MUITO!

Ah! O filme todo foi registrado em uma simples câmera digital. Incrível, não? O dinheiro pode fazer muita coisa, mas com uma câmera digital ele levou o filme para Cannes, ainda agregando ao título um Globo de Ouro. Depois disso tudo eu consegui convencer vocês?! Espero que sim. Gente, vale a pena assistir. As cenas dos musicais são emocionantes e as imagens são excelentes. Pra quem quer não só ver o filme pra entender a história e os diálogos, Dançando No Escuro é um prato cheio de pura arte. Qualquer pessoa com gosto pra cinema vai me entender ao fim do filme. Vale a pena. O diretor é Lars Von Trier, o qual dirigiu a obra cinemática Dogville. Catherine Deneuve também participa deste filme maravilhoso e eu recomendo, de corpo e alma. Assistam mesmo!
Beeijos ;*

8 comentários:

tasja varella disse...

que isso gente :X eu nem grito *_* hahuahuhuauhauhauhauhuhauh

bjork os clipes dela são estranhos o0 :~

SAUDADE DE GERAL :~

Anônimo disse...

UHEUHUHUSHA XDD

UtarefsoN disse...

UAHEuAHeuahe gostei do post, muito bom. Também estou preparando o meu da série música! =D

Roberta Albano disse...

bem, é uma pena que eu não gosto dela

pelo lado da musica
eu ouvi, mas não colou muito

entretanto, o filme parece ser ótimo ^^

ps.: nos temos que começar a fazer nossos filmes

por mim, pode ser sobre lactobacilos vivos

UtarefsoN disse...

Eu sou o diretor! \o

Anônimo disse...

XDDD

Brunna Bravo disse...

Eu sou uma "lactobacila viva"!
\o

Roberta Albano disse...

igorrr, sr diretor, posso ser a diretora de arte e fotografia?