quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Texto da aula do Fabio

Semana passada, após a enxurrada de gafes nas redações, o Prof. Fabio elogiou alguns textos, dentre eles o meu e da Leire. Então, aproveitando que o blog está às moscas, vou postá-lo abaixo. Divirtam-se!

Cabo Frio, 19 de agosto de 2008

Caro Joaquim,

Recebi recentemente a carta que me mandou, na qual anexou alguns recortes de jornais brasileiros com notícias negativas sobre esta linda Terra de Santa Cruz. Pois digo que pretendo convencê-lo do contrário até o final desta carta.
Como primeiro argumento, gostaria de citar o sensacionalismo da mídia brasileira. Afinal, todos sabem que felicidade não vende jornal. O que eles (os responsáveis pelas notícias) querem é nos induzir a comprar aquele jornal para saber mais. E para isso precisam sobressair-se, é claro. Nada melhor que desgraça e letras garrafais para atrair um leitor, não é?
Entrando em meu segundo argumento - que sustentará também o terceiros -, aponto o caráter informativo das notícias em questão. São literalmente informes feitos por brasileiros para outros brasileiros lerem. Se falta luz nas escolas, é de interesse dos pais, alunos e professores envolvidos nessa situação. Alguém de fora deve achar isso uma absurdo, mas para uma pessoa que convive com esse fato, não passa de figurinha repetida.
Agora apresento o terceiro dos meus argumentos: redundância. As manchetes anexadas são até engraçadas de tão bobas. O caso da luz e do telefone em escolas, por exemplo. Isso é um problema administrativo de São Paulo apenas, e instalando uns fios e canos é resolvido. Dizer que metade dos eleitores não tem o primeiro grau é bem impactante. Só que não cita que aqui a votação é eletrônica, então, eles são todos eleitores que sabem operar um computador, mesmo que seja para votar, apenas. O mesmo acontece com os casos de doença e miséria. O Brasil é um país de dimensões continentais. Vinte e cinco milhões não enchem nem a torcida do Flamengo, e é óbvio que vamos ter mais casos de dengue, afinal, temos mais gente para pegar!
Sei que não preciso lembrar as belezas das terras tupiniquins. Portanto, apenas tentei rebater os argumentos contrários que apresentou. Claro que foi tudo uma brincadeira, evidentemente, principalmente o argumento de número três. Todos têm problemas, Joaquim... mas as brasileiras não têm bigode! Pense bem nisso, meu caro.

Do seu amigo,
Igor S. Moreno

Um comentário:

Roberta Albano disse...

as brasileiras não têm bigodes. ótimo!!!!!!!