segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O produto perfeito

Durante as aulas de marketing, além de ficar rabiscando coisas sem sentido no caderno, eu costumo pensar sobre o que a Gorito fala. Foi logo na primeira aula que falamos de bens de consumo e serviços que percebi que existe um produto perfeito: comida.

É, comida mesmo. Claro que o fato de eu ser gordo me auxiliou nesta análise, mas é bem óbvio até. A comida - em suas diversas formas - se encaixa se não em todas, em diversas das categorias de bens, e até de serviços. Vejamos só:

Bem de conveniência: Como vimos, os bens de conveniência podem ser básicos, de impulso e emergência. A comida é os três: é algo básico para sobreviver, pegamos biscoitos e guloseimas no supermercado por simples impulso, e quem nunca comeu um salgado na rua por que estava morrendo de fome?

Bem de especialidade: Características únicas; identificação com a marca; poucos locais de compra. Uma palavra: caviar. Claro que eu não conheço nenhuma marca (que nem o Zeca Pagodinho), mas quem come deve conhecer.

Bens de compra comparados: São aqueles que os consumidores ficam pesquisando dias e dias na Internet sobre qual comprar, comparando qualidade, estilo e preço. Um bom exemplo são bufês. Você não vai contratar o bufê do seu casamento sem pesquisar antes, ou vai?

Bens não-procurados: Até aqui a comida aparece. Bens não-procurados não são... bem... não são procurados, né. Bom, eu não sou demanda para scargot com molho agridoce e banana, e vocês?

Serviço: É aqui na verdade que a comida se destaca mais, por ser um híbrido entre serviço e produto. Suponhamos que vamos a um restaurante. Estamos pagando por um serviço, o de encher as nossas panças. Entretanto, o que recebemos é um produto tangível, tocável, comestível. Dá até para levar uma quentinha depois se quiser. Mesma coisa o bufê que falei ali em cima. Você paga não sei quantos reais e não vê nada até o dia da festa, mas aí você arrebenta na empadinha e salgadinho de salsicha.

Isso me deu uma fome...

3 comentários:

Anônimo disse...

UAHUHUAHAUHAUHAUAHUA!
Essa postagem foi GE-NI-AL. Muuuuuito boa. Ótimo mesmo, Uta. Agora eu arrebento na prova da Gorito. E tenho dito!

Abraaaço \o

Leire disse...

hahaha
Ó, Pai, colocai algo na cabeça desse menino! Só não vale comida!

Roberta Albano disse...

Esse post faz com que eu não me sinta culpada por comer tanta besteira, a culpa é do marketing!