sábado, 13 de setembro de 2008

Resumo de Marketing

Olá!

Estava estudando marketing, e fiz essa organização das minhas anotações do caderno. Eu não tenho a apostila para poder comparar, mas de forma bem básica é isso aí que ela falou até agora. Espero que ajude alguém ^^


Marketing é o estudo de mercado e pode ser feito tanto para produtos quanto para serviços. “Ele é ao mesmo tempo, uma filosofia empresarial, um conjunto de técnicas, uma arte, e uma ciência. Como ciência, recebe influência de outras disciplinas.” As características dos serviços são:

1. Intangibilidade -> Ele não tem nada de concreto.

2. Variabilidade-> O serviço não é padronizado.

3. Perecibilidade-> Depois que o serviço é recebido, não existe mais nada.

4. Inseparabilidade-> As pessoas não separam os serviços de quem o executa.

Conceitos centrais do marketing:

Mercados >> Produtos/ofertas >> Valor>> Satisfação>> Troca/transação>>Relacionamentos

Mercado é a demanda. Ou seja, as pessoas que querem determinado produto. Então, o produto é oferecido a elas e existe um valor, que não é o preço, é aquilo que está agregado ao produto/serviço e que faz a pessoa se interessar. Se a pessoa está satisfeita com o produto, ela o compra.

O primeiro passo do marketing é analisar o mercado para ver se existe um grupo de pessoas interessadas em algo o suficiente para serem consumidoras.

A diferença de troca para transação é que a troca é instantânea; direta. A transação pode ser considerada uma troca estendida porque tem mais etapas.

Necessidade X desejo: Necessidade está relacionada ao fisiológico, a aquilo que é primário. Desejo é quando você tem a vontade de possuir algo específico para satisfazer a sua necessidade.

No marketing, qualidade é definida como a total ausência de defeitos.

Quanto à concorrência, existem duas teorias: ou o concorrente pode ser considerado aquele que possui o mesmo tipo de produto, com a mesma qualidade e que quer atingir o mesmo público. Ou então, tudo pode ser considerado concorrência se levarmos em conta o ticket médio (o dinheiro que sobra para os gastos supérfluos). Todas as empresas desejam o mesmo dinheiro do cliente.

Demanda -> é a vontade de possuir paralela à quantidade/capacidade financeira para adquirir. A demanda pode ser:

1. Negativa: sabe o que é o produto, mas não o quer. Como se fosse um preconceito;

2. Inexistente: Não percepção em relação ao produto;

3. Latente: O público já está interessado e esperando pelo produto;

4. Declínio: Perdendo clientes;

5. Irregular: muita procura em alguns momentos e pouca em outros. Diz-se que a demanda é sazonal;

6. Plena: Ideal e constante. Atendimento com perfeição;

7. Excessiva: porque não há capacidade de atendimento, passando uma má imagem. Aí se fala em Demarketing, fazer, de forma educada, com que as pessoas não queriam enquanto não puder atendê-las!

8. Indesejada: “não era o tipo de demanda que eu queria”. A solução é mudar o target ou entender porque atraiu um público diferente.

O Marketing possui muitos “P” para defini-lo, mas os quatro principais são:

1. Produto: ofertas, qualidade, design, características, marca, embalagem,...

2. Preço: descontos, prazos, lucro,...

3. Praça: canais, distribuição, estoque, transporte,...

4. Promoção: publicidade, propaganda, relações públicas, vendas,... (entenda essa “promoção” como o ato de promover o produto, e não baixar o preço)

E existem 4 “C” relacionados aos 4 “P” acima:

1. Cliente (produto)

2. Custo (preço)

3. Comunicação (promoção)

4. Conveniência (praça)

Com o passar do tempo o marketing teve que se adaptar, porque o cliente mudou. Com a evolução dos meios de informação, o consumidor sabe distinguir o que é bom. Ele quer a melhor qualidade, com o menor preço. Antigamente, as pessoas não faziam pesquisas de preço: comprava o produto quem tinha dinheiro e quem não tinha nem procurava saber.

O consumidor de agora também busca facilidade na hora da compra e o máximo de recursos possíveis. Eles também estão dispostos a experimentar produtos de diferentes marcas, uma vez que eles não notam a diferença entra as marcas; preferem aquela que tenha uma vantagem, alguma coisa a mais para oferecer.

O cliente agora aceita e procura o genérico, diferente de antes, que havia preconceito quanto à qualidade de um genérico.

A fidelidade com o fornecedor diminuiu, tanto do cliente à marca, quanto da empresa ao fornecedor. São coisas agora substituíveis.

Os bens são classificados em:

¨ Bens de conveniência

Ø Compras com freqüência e imediatamente

Ø Preço baixo

Ø Muitos locais para a compra

Ø Incluem:

§ Básicos

§ Bens de impulso

§ Bens de emergência

¨ Bens de compra comparados

Ø Compra com menos freqüência

Ø Obtém informações sobre o produto

Ø Menos locais de compra

Ø Comparam:

§ Adequação

§ Qualidade

§ Preço

§ Estilo

¨ Bens de especialidade

Ø Esforços extras de compra

Ø Características únicas

Ø Identificação com a marca

Ø Poucos locais de compra

¨ Bens não procurados

Ø Inovações

Ø Produtos que o consumidor não pensa em comprar

Ø Necessitam de muita propaganda

Ø Apoio da equipe de vendas

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