Olá!
Estava estudando marketing, e fiz essa organização das minhas anotações do caderno. Eu não tenho a apostila para poder comparar, mas de forma bem básica é isso aí que ela falou até agora. Espero que ajude alguém ^^
Marketing é o estudo de mercado e pode ser feito tanto para produtos quanto para serviços. “Ele é ao mesmo tempo, uma filosofia empresarial, um conjunto de técnicas, uma arte, e uma ciência. Como ciência, recebe influência de outras disciplinas.” As características dos serviços são:
1. Intangibilidade -> Ele não tem nada de concreto.
2. Variabilidade-> O serviço não é padronizado.
3. Perecibilidade-> Depois que o serviço é recebido, não existe mais nada.
4. Inseparabilidade-> As pessoas não separam os serviços de quem o executa.
Conceitos centrais do marketing:
Mercados >> Produtos/ofertas >> Valor>> Satisfação>> Troca/transação>>Relacionamentos
Mercado é a demanda. Ou seja, as pessoas que querem determinado produto. Então, o produto é oferecido a elas e existe um valor, que não é o preço, é aquilo que está agregado ao produto/serviço e que faz a pessoa se interessar. Se a pessoa está satisfeita com o produto, ela o compra.
O primeiro passo do marketing é analisar o mercado para ver se existe um grupo de pessoas interessadas em algo o suficiente para serem consumidoras.
A diferença de troca para transação é que a troca é instantânea; direta. A transação pode ser considerada uma troca estendida porque tem mais etapas.
Necessidade X desejo: Necessidade está relacionada ao fisiológico, a aquilo que é primário. Desejo é quando você tem a vontade de possuir algo específico para satisfazer a sua necessidade.
No marketing, qualidade é definida como a total ausência de defeitos.
Quanto à concorrência, existem duas teorias: ou o concorrente pode ser considerado aquele que possui o mesmo tipo de produto, com a mesma qualidade e que quer atingir o mesmo público. Ou então, tudo pode ser considerado concorrência se levarmos em conta o ticket médio (o dinheiro que sobra para os gastos supérfluos). Todas as empresas desejam o mesmo dinheiro do cliente.
Demanda -> é a vontade de possuir paralela à quantidade/capacidade financeira para adquirir. A demanda pode ser:
1. Negativa: sabe o que é o produto, mas não o quer. Como se fosse um preconceito;
2. Inexistente: Não percepção em relação ao produto;
3. Latente: O público já está interessado e esperando pelo produto;
4. Declínio: Perdendo clientes;
5. Irregular: muita procura em alguns momentos e pouca em outros. Diz-se que a demanda é sazonal;
6. Plena: Ideal e constante. Atendimento com perfeição;
7. Excessiva: porque não há capacidade de atendimento, passando uma má imagem. Aí se fala em Demarketing, fazer, de forma educada, com que as pessoas não queriam enquanto não puder atendê-las!
8. Indesejada: “não era o tipo de demanda que eu queria”. A solução é mudar o target ou entender porque atraiu um público diferente.
O Marketing possui muitos “P” para defini-lo, mas os quatro principais são:
1. Produto: ofertas, qualidade, design, características, marca, embalagem,...
2. Preço: descontos, prazos, lucro,...
3. Praça: canais, distribuição, estoque, transporte,...
4. Promoção: publicidade, propaganda, relações públicas, vendas,... (entenda essa “promoção” como o ato de promover o produto, e não baixar o preço)
E existem 4 “C” relacionados aos 4 “P” acima:
1. Cliente (produto)
2. Custo (preço)
3. Comunicação (promoção)
4. Conveniência (praça)
Com o passar do tempo o marketing teve que se adaptar, porque o cliente mudou. Com a evolução dos meios de informação, o consumidor sabe distinguir o que é bom. Ele quer a melhor qualidade, com o menor preço. Antigamente, as pessoas não faziam pesquisas de preço: comprava o produto quem tinha dinheiro e quem não tinha nem procurava saber.
O consumidor de agora também busca facilidade na hora da compra e o máximo de recursos possíveis. Eles também estão dispostos a experimentar produtos de diferentes marcas, uma vez que eles não notam a diferença entra as marcas; preferem aquela que tenha uma vantagem, alguma coisa a mais para oferecer.
O cliente agora aceita e procura o genérico, diferente de antes, que havia preconceito quanto à qualidade de um genérico.
A fidelidade com o fornecedor diminuiu, tanto do cliente à marca, quanto da empresa ao fornecedor. São coisas agora substituíveis.
Os bens são classificados em:
¨ Bens de conveniência
Ø Compras com freqüência e imediatamente
Ø Preço baixo
Ø Muitos locais para a compra
Ø Incluem:
§ Básicos
§ Bens de impulso
§ Bens de emergência
¨ Bens de compra comparados
Ø Compra com menos freqüência
Ø Obtém informações sobre o produto
Ø Menos locais de compra
Ø Comparam:
§ Adequação
§ Qualidade
§ Preço
§ Estilo
¨ Bens de especialidade
Ø Esforços extras de compra
Ø Características únicas
Ø Identificação com a marca
Ø Poucos locais de compra
¨ Bens não procurados
Ø Inovações
Ø Produtos que o consumidor não pensa em comprar
Ø Necessitam de muita propaganda
Ø Apoio da equipe de vendas
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