domingo, 8 de junho de 2008

Coluna do Tio Uta

Olá criançada! Chegou o Tio Uta com a sua coluna semanal! Dessa vez vou discursar sobre TV Digital e sua relação com os computadores.

CUIDADO! CONTEÚDO NERD ADIANTE!

Sem dúvidas a TV Digital vai trazer upgrades muito interessantes para a comunicação. Só o que me preocupa é como isso vai de fato funcionar aqui no Brasil. Porque não sei se vocês sabem, o Brasil é o país campeão em número de noobs por m². Sério, o negócio é feio aqui... não sei se a massa realmente tá pronta pra esse tipo de coisa.

O que vimos em aula é que a tecnologia digital prevê uma maior interatividade entre o receptor e o emissor. Tá, tudo muito bem, tudo muito legal. Só que o que estamos esquecendo que nós temos pelo menos uma noção básica de como funcionam esses negócios, afinal nós já somos íntimos da Internet. Agora tenta explicar como baixar um filme direto da distribuidora pra uma senhora de 70 anos cujo conceito de interação é mandar uma carta para o SBT para a filha dela participar do Dia de Princesa (se é que ainda tem esse negócio aí).

Isso não seria um problema se, como eu já disse, o Brasil não tivesse tantos noobs. Não é só uma questão de ser leigo em algo, mas de se meter a fodão e fazer merda. Imagina se todos os pirralhos de 12 anos de idade decidirem alugar o tal filme direto da distribuidora sem contar pros pais deles (que por sinal são tão burros que não sabem bloquear o acesso) e depois de 2 anos ir depor na justiça pelo processo que os pais moveram contra o canal por "cobrança indevida"...

Claro que eu estou considerando um sistema não muito desenvolvido, passível de falhas. Porque, afinal, todos sabemos que "essa porra vai dar merda" no começo. Quem viu meu tópico na comunidade e leu as notícias viram que o governo já tá dando pra trás nesse dilema da implantação da TV digital e extinção da televisão analógica. E o pior! O set-top box popular é da POSITIVO! Todo mundo que entende de computador sabe que não dá pra confiar em nada da Positivo, porque com certeza vai quebrar antes de você poder usar direito.

Outra coisa que me incomoda é a transmissão dos dados. Por cabo até tudo bem, mas se for recepção por antena, num sei não... mesmo empacotados e encriptados, continuam sendo ondas de rádio. Já repararam que quando seu celular tá perto da TV e vai tocar fica chiando? É, isso é interferência no ímã da caixa de som. Imagina se dá interferência no seu sinal de TV?

Bah, cansei de escrever, vou ficar por aqui. Lembrando que nada do que eu falei acima deve ser levado a sério, exceto a parte sobre a Positivo.

Namaste!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, vc escreve MUITO. Isso aí que é conteúdo de revista e jornal. Simplesmente isso, esqueci o que mais eu ia dizer ._.